Quem passar por um das grandes vitrines da Europa poderá dar de cara com peças produzidas no litoral piauiense. Isso porque a economista Marcia Kemp incluiu as artesãs de Parnaíba em sua “irmandade de mulheres”, e vem apresentando o trabalho delas para diversos compradores mundo afora. Berlim, Paris e Miami são apenas algumas das cidades em que o trabalho das artesãs foi recebido de forma positiva.
Marcia Kemp era executiva da IBM, onde trabalhou por 20 anos, quando uma viagem à África abriu seus olhos e a mostrou as possibilidades do artesanato produzido na região. Com o tempo, ela trocou as planilhas de um escritório pelos coloridos dos trabalhos manuais produzidos mundo afora e abriu a Nannacai (nome de origem Quechua Aimara, que significa irmandade de mulheres).
Sua missão, a partir daí, se tornou ajudar pessoas a desenvolver potenciais criativos. Ela é agora a ponte entre comunidades que precisam de ajuda para mostrar e comercializar seus produtos e quem deseja adquirir peças artesanais com qualidade. O interessante é que, mais do que uma marca, trata-se de um novo projeto de moda social: Creative Hands Transforming Lives.
“Quando visualizei o que eu queria trazer pra minha vida eu queria um nome que expressasse tudo que eu vi pelo mundo e que sempre me atraiu bastante, que é o trabalho artesanal. Sempre que eu viajava, li muito sobre cultura e pessoas, busquei vários nomes e encontrei Nannacai – que significa irmandade de mulheres, que é uma marca que conecta as pessoas”, explica Marcia, responsável pelo desenvolvimento, padronagem de cores e controle de qualidade, que empresta sua expertise à comunidade.
Sobre a parceria com o Piauí, que vem após contatos de sucesso no Peru e Equador. “O Sebrae, com ajuda da Kalina Rameiro, me levou aos grupos e fiz uma pré-seleção, porque como somos uma família, precisamos estar trabalhando com o mesmo ideal”, diz ela. No Estado, ela trabalha com a carnaúba e sisal, e a coleção já foi apresentada em Paris, onde os produtos estão sendo bem recebidos. Chamada “Deseo”, a coleção homenageia o trabalho de buscar novidades, de buscar novos grupos com potencial criativo.
“Os produtos feitos em Parnaíba já foram apresentados em Londres, Paris e também na semana que vem irão para a Alemanha. Miami também entra na lista e vou pessoalmente apresentar lá”, adianta Marcia, mostrando uma revista de resorts internacionais que destacou produtos da nova coleção da Nannacai.
Fonte: Portal O Dia