A sustentabilidade social através da capacidade produtiva está na prioridade Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Prodeter. Para a retomada do Turismo no litoral do Piauí, um incentivo de mais de 20 milhões de reais em linhas de crédito para projetos foi apresentado na manhã desta sexta-feira na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI).

 

A iniciativa, através do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, está em contribuir com desenvolvimento do turismo das quatro cidades do litoral do Piauí. Pois a pandemia afetou profundamente o setor do turismo que vem levantando gradualmente. “A finalidade do projeto é estruturar a cadeia produtiva do turismo aqui na região com a ajuda os parceiros e tentar alavancar, depois de dois anos de pandemia que sacrificaram muito a atividade no país como um todo, o banco sempre com essa visão de trazer uma alavancagem para região Nordeste vai atuar no turismo”, informou Ricardo Pinho, gerente executivo estadual de Desenvolvimento Territorial do BNB.

 

Parnaíba é a cidade que mais cresce no Brasil, nosso turismo está muito focado no kit surf, na rede hoteleira, sem falar que fazemos parte da rota das emoções que são as 14 cidades entre o Ceara-Piauí-Maranhão. Parnaíba é a principal cidade, inclusive, de passagem para os estados”, enfatizou Edrivandro Barros, secretário de Desenvolvimento Social e Econômico de Parnaíba.

 

Com destaque para o Setor de Turismo, o Prodeter está focado no desenvolvimento urbano de regiões turísticas. O Programa de Desenvolvimento Territorial Turismo pode contribuir na cadeia do turismo regional. Caberá as gestões dos municípios decidir sobre acolher as sugestões e respectivos financiamentos. “Quando se trata de uma linha de credito, qualquer empresa privada ou um banco que diz que tem créditos para o turismo, Ilha Grande fica em foco e deseja que as linhas de créditos para quem realmente vive de turismo”, refletiu Marina Silva, prefeita de Ilha Grande.