1O ministro da saúde, Marcelo Castro e o governador Wellington Dias, se reuniram na manhã deste domingo (29), na residência do gestor piauiense na zona Leste de Teresina e anunciaram que o Piauí vai ser o piloto no Brasil para o combate ao surto de microcefalia e casos de dengue, zika vírus e chikungunya.

Após sair da reunião, Wellington Dias afirmou que serão investidos R$ 300 milhões no Piauí e que foi feito um detalhamento do plano estadual de saúde, em que o estado receberá um projeto-piloto para que o Piauí tenha completo funcionamento e integração de toda rede básica de saúde para conclusão de 400 Unidades Básicas de Saúde, além da compras de equipamentos para essas unidades. Também será  concluído a rede de média complexidade em vários polos do Estado e as cinco redes de alta complexidade em Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

“O objetivo é garantir eficiência maior no estado do Piauí. são investimentos significativos na ordem de R$ 300 milhões, parte com recursos do estado, parte com a União e municípios que vai proporcionar um sistema moderno e apto para que seja trabalho com monitoramento dos principais indicadores como mortalidade infantil, doenças cardiovasculares, gestantes, prevenção nas mais diferentes áreas e trabalhar para que nós tenhamos uma expectativa de vida maior”, falou Wellington Dias.

2

O ministro Marcelo Castro elogiou a atitude do governador de reunir prefeitos, sociedade, veículos de comunicação e os órgãos públicos para lançar uma campanha de combate ao mosquito da dengue – Aedes aegypti – que também causa zika e chikungunya. e também tem relação com o surto que o Piauí e o Nordeste está passando com os casos de microcefalia. O Piauí tem 36 casos de microcefalia.

“Nós vamos apoiar os estados e municípios a vencer essa batalha, reduzindo a presença do mosquito transmissor e assim garantir a prevenção dessas doenças. Isso tudo será feito de forma integrada com o estado, municípios e governo federal”, declarou.

Wellington Dias afirmou que o estado depende muito das informações dos municípios no que se refere as informações aos casos de dengue, mas que o trabalho de prevenção já começou. Dias acrescentou que desde outubro o estado vem adotando medidas de combate e prevenção e que agora passa a adotar novas ações presente na rede de combate ao mosquito.

“Todo esse trabalho de integração das redes e do Piauí ser o piloto na organização o foco é o combate ao mosquito da dengue. Em Teresina e mais 13 municípios onde esta comprovado uma incidência maior dos casos, envolvendo um trabalho entre a comunidade, as escolas, todas as entidades como igrejas e todo Sistema Único de Saúde (SUS). Não é possível vencer essa batalha sem o forte envolvimento e participação da sociedade”,  disse.

3

Wellington Dias e Marcelo Castro conversaram que em alguns lugares do mundo os casos de Zika tiveram algumas complicações não esperadas como o surto de microcefalia no Brasil, mas pesquisas estão sendo feitas para trabalhar de forma efetivo no combate ao mosquito.

O governador do Piauí viajou na manhã deste domingo (28) para o Acre para acompanhar a inauguração de um projeto de criação de porcos que é desenvolvidos através de uma PPP (Parceria Público Privada), que também vai ser desenvolvida no Piauí. No Acre, a parceria não é feita com uma empresa, mas com uma cooperativa e esse modelo deve ser adotado no Piauí.

Dias que não viajou para o Japão, mas vai viajar no dia 8 de dezembro Itália e Espanha, onde deve assumir a vice-governadora Margarete Coelho.

Fonte: Meio Norte