O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (1º) a lista de espera com os candidatos pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) referentes ao primeiro semestre de 2025.

Os participantes podem consultar o resultado da seleção online por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para isso, basta acessar a aba do Prouni utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada na plataforma Gov.br.

O Prouni concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O programa é destinado a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior. Todo o processo é gratuito e as informações oficiais são divulgadas exclusivamente pelos canais do MEC.

Os candidatos incluídos na lista de espera devem comparecer à instituição de ensino escolhida entre os dias 1º e 11 de abril para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição. Cada faculdade define se a entrega da documentação será realizada presencialmente ou de forma virtual.

Conforme as regras do edital do Prouni 2025/1, os documentos exigidos incluem identificação do candidato e dos integrantes de sua família, comprovantes de residência, histórico escolar do ensino médio, declaração de rendimentos e, quando aplicável, documentos que atestem condições específicas, como atuação como professor da educação básica, separação ou falecimento dos pais, ou deficiência.

Para obter a bolsa integral, o candidato deve comprovar que a renda familiar bruta mensal por pessoa é de até um salário mínimo e meio (atualmente R$ 2.277). Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta per capita deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554).

Nesta edição do Prouni, foram disponibilizadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas espalhadas pelo país. Do total, 203.539 bolsas são integrais e 134.905 são parciais.

A seleção de 2025 registrou 1,5 milhão de inscrições, sendo que cada candidato teve a possibilidade de escolher até dois cursos para concorrer a uma bolsa.

Na primeira chamada do Prouni 2025/1, divulgada no início de fevereiro, 197.080 estudantes foram pré-selecionados. Já na segunda chamada, no fim do mesmo mês, outros 86.373 candidatos foram convocados.