Em um ritmo de três anos consecutivos de expansão acima da economia nacional, a indústria da construção civil tem se destacado como um dos setores que mais gera oportunidades de renda e postos de trabalho. E para o segundo semestre de 2023, a expectativa é de um incremento na venda dos materiais de construção desde a base até o acabamento.

Segundo Ítalo Alcoforado, diretor comercial da Caboclo Construções, o incremento no setor se deve a um movimento natural dos consumidores, que optam por construir e reformar, principalmente, na a partir da segunda metade do ano. “o setor da construção civil sofre alguns momentos de sazonalidade durante o ano. No período chuvoso, por exemplo, já existe a certeza de queda da construção em alguns números, mas de julho até dezembro já é uma perspectiva positiva. E para esse ano, mais do que o ano passado, porque o mercado já vem se normalizando e com essas expectativas positivas dos incentivos vindo do governo, a gente tem mais perspectivas ainda”, disse.

O ciclo de negócios do mercado imobiliário e a demanda habitacional sólida, também são fatores que influenciam o crescimento do setor. Ana Telma, gerente administrativa da Parnauto Construções e Corretora de Imóveis, destaca que os últimos anos de pandemia despertou o interesse em melhorar ou mesmo mudar de moradia.

Além disso, o relançamento de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, aquecem o mercado. “O Minha Casa, Minha Vida agora vai abranger a zona rural, que é algo muito positivo, aumentou o teto de valor da casa, então o mercado que já era bom agora vai ficar melhor”, completa Ana Telma.

Diante das previsões positivas, as lojas de material de construção se preparam para atender a crescente demanda dos consumidores. Os investimentos em estoque e na capacitação da equipe para o melhor atendimento, são o foco de trabalho, segundo nos conta o gerente da Sampaio Construções, Gilson Aguiar. “O bom atendimento conta bastante no momento da venda, então a gente procura oferecer bons preços, atendimento e estoque para dar a assistência ideal pro cliente desde o momento da venda até a entrega”, destaca Aguiar.

Assista a matéria completa: