Condutora esperando o resultado do teste do bafômetro na BR 343, em Luís Correia. (Foto: Valdênia Santos)

A condutora Andreia Sales evitou ingerir bebidas alcoólicas durante sua permanência no litoral do Piauí, neste carnaval. “É melhor evitar quando for dirigir, já que a lei está mais rigorosa e depois que sair da praia vou pegar a estrada de volta pra Piripiri”, lembrou a moça, tranquila com o bom resultado do teste.

Mas nem todos os motoristas tiveram consciência e ao encarar o teste do bafômetro, foram flagrados dirigindo alcoolizados. Neste primeiro carnaval com a Lei Seca mais rígida, o número de fiscalizações de alcoolemia mais que dobrou. Segundo dados divulgados pela Polícia Federal do Piauí, este ano 73 motoristas foram flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica. Destes, 22 condutores foram presos e encaminhado às Delegacias de Polícia para responder pelo crime de embriaguez ao volante que prevê pena de reclusão de seis meses a três anos.

No mesmo período do ano passado forma 30 motoristas flagrados dirigindo alcoolizados, também com 22 prisões. O balanço da PRF informou que as prisões efetuadas este ano ocorreram em Água Branca (5), Guadalupe (1), Amarante (2), Brasileira (1), Floriano (1), Paranaíba (2), Monsenhor Gil (1), Picos (3), Teresina (3) Luis Correia (2) e Alegrete (1).

Dezoito prisões ocorreram a partir da constatação da embriaguez por teste do bafômetro. Quatro por meio dos sinais e sintomas característicos da ingestão de álcool, com o subsídio da prova testemunhal. Dos 22 condutores presos, 13 pilotavam motos e nove dirigiam automóveis.