Mestrado em Museologia – UFPI – recebe prêmio nacional por relevância em Educação Patrimonial
O Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia da UFPI, foi agraciado no último dia 31 de agosto, durante a realização do X Mestres e Conselheiros, evento único no Brasil, no qual os militantes e os agentes que formulam e implementam as políticas de patrimônio se encontram com pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação do país.
A edição do evento, que aconteceu de 29 a 31 de agosto, em Belo Horizonte-MG, elegeu a “Feira do Patrimônio”, com o primeiro lugar, dentre três mais relevantes iniciativas de Educação Patrimonial do Brasil, que em razão do caráter exemplar, merece registro, divulgação e reconhecimento público.
Idealizado pelo Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia, da Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação da Prof. Dra. Áurea da Paz Pinheiro, a “Feira do Patrimônio”, que desde o ano de 2016 é realizada em Parnaíba-PI, tem o intuito de fortalecer a dimensão do patrimônio cultural no território da APA do Delta do Parnaíba, inspirando novas possibilidades e conquistas para o desenvolvimento local através de um processo educativo de identificação de práticas cotidianas, costumes, condutas, memórias, crenças e experiências históricas, com o fito de preservá-las e ao mesmo tempo dinamizá-las.
Em 2018, a terceira edição do evento acontecerá entre os dias 18 a 21 de outubro, na Praia do Coqueiro, na cidade de Luís Correia, onde o mestrado tem instalado sua sede, próximo as margens da praia que abriga a vila de pescadores, local onde acontecerá apresentação de trabalhos, cursos e oficinas de educação patrimonial e ambiental, exposições, palestras, intervenções urbanas e artísticas, rodas de conversa e de memórias, dentre outras ações.
As inscrições para o evento podem ser feitas através do site: https://www.even3.com.br/feiradopatrimonio .
Assista o vídeo e entenda mais sobre o evento: