O secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, garantiu à secretária de Estado da Educação (Seduc), Rejane Dias, a continuidade das bolsas para os 9.362 alunos matriculados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Piauí, até a finalização dos cursos.
“É uma boa notícia, pois a nossa prioridade é manter esse programa, criado com o propósito de oferecer cursos de educação profissional a estudantes, trabalhadores, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas de transferência de renda”, explica Rejane Dias. “Os estudantes podem ficar tranquilos, porque nosso investimento não será interrompido nos 18 meses de duração dos cursos técnicos.”, completa a gestora.
Segundo a diretora de Educação Profissional da Seduc, Adriana Moura, o MEC está ciente da excelente aceitação do Pronatec no Piauí, em diferentes áreas como Informática, Enfermagem, Análises Clínicas, Energias Renováveis, Administração, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com menor duração, para cuidadores de idosos, dependentes químicos e panificação.
“Aqui a evasão escolar é menor que o limiar de 20% estabelecido pelo MEC”, observa Adriana Moura, completando que “a frequência dos 9.362 estudantes, que integram as turmas de 2014/1, 2014/2 e 2015 é muito boa”.
Os cursos de 2014 encerram em julho e em dezembro deste ano. As outras turmas, que estão começando, só irão completar os estudos em 2018.
A diretora ressalta que a bolsa de R$ 100 mensais, paga a cada aluno, é um importante incentivo e faz a diferença. Também participaram da reunião no MEC a diretora de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade, e a gerente financeira, Samara Carvalho.
Fonte: CCom