1O município de Parnaíba foi contemplado com novas estruturas para o Centro de Especialidades em Saúde (CES), no Bairro de Fátima. O novo prédio está localizado no Bairro de Fátima, próximo ao 2º Batalhão de Bombeiros Militar. O empreendimento público vai ofertar 17 especialidades em serviços de atendimento médico e exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, citologia oncótica, colposcopia e ultrassonografia. O Centro de Especialidades em Saúde (CES) recebeu o nome do médico Odival Resende.

3No ato da inauguração, estiveram presentes o ministro da Saúde, Marcelo Castro; a governadora em exercício, Margarete Coelho, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa; o prefeito de Parnaíba Florentino Neto, entre outras autoridades do legislativo e executivo municipal e estadual, bem como membros da sociedade.

O prefeito Florentino Neto destacou que Parnaíba é referência em saúde para a região. Florentino assinou autorizações para abertura de licitação de quatro Unidades Básicas de Saúde no valor de R$ 1.944.000,00. Na Rua Itaúna será construída uma Unidade Básica porte II, no Bairro Rodoviária de porte II, e no Bairro do Carmo com porte I.

2O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, enfatizou os avanços de Parnaíba quanto a Atenção Básica e que o CES vai poder diminuir a demanda de pacientes que requerem hospitalização. Citou ainda que o Programa Mais Médicos que colaborou muito no acesso da população aos serviços de saúde da Atenção Básica. O secretario assinou uma ordem de serviço para ampliação do centro de parto normal (CPN) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

O ministro da Saúde Marcelo Castro defendeu a descentralização da Saúde do Estado do Piauí. Informou que as prefeituras devem gastar 15% em saúde, sendo que Teresina gasta em torno de 35% devido a alguns serviços especializados como o oncológico está centralizado na capital. Diante desta realidade, em sua gestão, está criando polos de saúde, no Estado do Piauí; Parnaíba será o primeiro município a ser contemplado.

4

O ministro Marcelo Castro defendeu a descentralização da Saúde no Piauí através da reestruturação da rede
O ministro Marcelo Castro defendeu a descentralização da Saúde no Piauí através da reestruturação da rede

Por ocasião do evento, Marcelo Castro assinou uma portaria que estabelece recurso a ser incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidade do estado do Piauí e município de Parnaíba bloco de atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. Portanto, um montante anual de R$ 978.503,68.

6 7 8

Por Daniel Santos