Por volta das 2h30min desta segunda-feira (26/08), um homem não identificado depredou a Praça Santa Marta, localizada próximo à Escola CAIC, no Bairro Piauí, em Parnaíba. Moradores relataram ao Portal Costa Norte que estão revoltados com a ação.
Na praça, “rastros” de falta de cidadania, bancos quebrados e mudas de árvores arrancadas pelo desconhecido. Lixeiras também foram derrubadas. Segundo a moradora Raimunda Bernarda Lima, o sentimento é de tristeza e revolta. Ela relatou que durante a madrugada escutou barulhos vindos da praça, mas não imaginava que seria esse tipo de ação.
A professora Keila Carvalho disse que ao sair do trabalho e passar pela praça ficou estarrecida em ver um bem público danificado. “A praça estava bem organizada, limpa, com recipientes para lixo e agora a gente passa, as árvores e bancos estão quebrados. Foi um ato de vandalismo. De um lado, uma ação positiva da comunidade e de outro, o estrago feito por um desconhecido”.
Já outro morador, o senhor Macêdo Filho, que é responsável pelos cuidados com a praça, disse que ao chegar de viagem durante a madrugada, um homem com capuz estava quebrando os bancos e plantas. Ele relatou que chamou a polícia e a guarnição saiu na tentativa de capturar o causador dos danos, mas não conseguiram. Macêdo disse que ao ver a movimentação, o homem correu e fugiu do local.
O morador explicou que o trabalho de revitalização da Praça Santa Marta é uma parceria entre a Associação Amigos da Praça e a Superintendência de Praças do município de Parnaíba. “Em diálogo com a responsável pelo setor, Valéria Castelo Branco, que nos fez o convite para auxiliar nos cuidados com a praça, participamos ativamente de toda a reforma e passamos a cuidar”.
Macêdo afirmou que mesmo com a ação de depredação, a comunidade não irá desistir em manter o logradouro bem cuidado, e estes insistirão em ter um espaço agradável para servir a população.