Cinco postos de combustíveis foram autuados esta semana por exercer vantagem indevida sobre o consumidor com o preço do diesel em Parnaíba durante fiscalizações do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí. Os estabelecimentos tiveram ainda que mudar o preço de forma imediata durante as visitas. 

No último dia 19, o preço do combustível vendido às distribuidoras foi reduzido em R$ 0,30, o que deveria refletir no valor final repassado para o consumidor. A visita dos agentes fiscais teve o objetivo de verificar esse repasse. 

Em um dos postos visitados pela equipe na manhã de hoje (27/09), o preço não constava com a nova redução, no entanto, foi verificado que o lote que está sendo comercializado no local foi adquirido antes da mudança.

De acordo com o promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba – Cristiano Peixoto, mais fiscalizações devem ser realizadas nos próximos dias na cidade. Os preços de outros combustíveis, como o do gás de cozinha, devem ser fiscalizados.