O período chuvoso tem provocado a subida dos rios que cortam o Piauí. Em alguns municípios da região Norte, como Luzilândia, Batalha e Esperantina já foram registradas enchentes que deixaram famílias ribeirinhas desabrigadas. Na cidade de Parnaíba, o aumento no nível do rio de mesmo nome não causou estragos, mas já pode ser percebido em alguns pontos.

Em entrevista à TV Costa Norte, o senhor Francisco, o Conrado, dono de um bar às margens do Parnaíba, explica que a situação não é novidade, mas disse que começou a retirar pertences do local. Outro morador do bairro Igaraçu conta que em anos anteriores já chegou a ter a casa inundada. Todavia, avaliou a situação com naturalidade, afirmando que está preparado.

Saindo do Rio Parnaíba e chegando ao Rio Igaraçu (que banha a maior extensão urbana da cidade de Parnaíba) a cheia, embora moderada, é perceptível, sobretudo em diversos pontos da orla da Beira Rio, no bairro Nossa Senhora do Carmo. Em anos anteriores o campo de futebol chegou a ficar totalmente encoberto, algo que – pelo menos por hora – ainda não ocorreu.

A reportagem tentou contato com a Capitania dos Portos do Piauí para falar sobre possíveis ações relativas à cheia dos rios, no entanto não obteve retorno até a publicação desta matéria.