Blog Post

No Dia da Pessoa com Deficiência, Seid destaca ações realizadas no Piauí

SEID

No Dia da Pessoa com Deficiência, Seid destaca ações realizadas no Piauí 

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro, no Brasil. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. Neste dia, a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) reforça a contribuição com a luta por meio da implementação de políticas públicas no Piauí, além da promoção de ações e projetos, em parceria com as entidades, com o objetivo de promover igualdade de oportunidades, respeito, acessibilidade e inclusão para todas as pessoas com deficiência.

 

De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o Piauí já é modelo em nível nacional no assunto, mas o propósito é continuar contribuindo cada vez mais para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

 

“Nesse dia que representa a luta das pessoas com deficiência, o Piauí tem muito o que comemorar com as ações e projetos já consolidados este ano e com o que ainda está por vir, como a entrega dos Centros de Reabilitação de Parnaíba e de São João do Piauí, além da nossa política contínua de apoio e ajuda a entidades que atendem esse segmento da população”, declara o gestor.

 

 

Ainda segundo o secretário, nos próximos meses, a previsão é de entrega de equipamentos de informática para os Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e das reformas dos Centros Especializados de Educação, por meio do Educar Piauí.

 

Ações já realizadas em 2020

 

No início do ano, foi entregue a reforma da sede do Piauí Praia Acessível; foram realizados duas edições do Seminário Regional de Capacitação: Passe Livre Intermunicipal, Passe Livre Cultura e Carteira de Identificação do Autista, além da Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em três municípios do estado: Campo Maior, Paulistana e São João do Piauí.

 

 

Durante o período de pandemia, a Seid vem realizando importantes ações de apoio às pessoas com deficiência, como a entrega de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social, monitoramento e esclarecimento de dúvidas sobre benefícios sociais e a publicação de portarias sobre a prorrogação da validade das carteiras do Passe Livre Intermunicipal.

 

Fonte: CCom

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios são marcados *