O Inmet emitiu nesta quarta-feira (25) alertas vermelho e laranja para cinco estados do Nordeste por causa de ventos fortes e temporais que levam risco de deslizamentos de encostas, alagamentos e transbordamento de rios.

 

Os alertas vermelhos foram emitidos para Alagoas, Pernambuco e Paraíba, e indicam acumulado de chuva superior a 60 mm por hora ou 100 mm nesta quarta.

 

“Há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com áreas de risco”, diz o alerta.

 

Para cada milímetro de chuva que cai, o volume equivale um litro despejado por uma área de um metro quadrado. Quando se fala em chuva de 50 mm, por exemplo, trata-se de 50 litros de água acumulada em um metro quadrado.

 

O Ceará e o Rio Grande do Norte têm alertas laranja para chuva intensa que pode variar entre 30 mm e 60 mm por hora ou entre 50 mm e 100 mm por dia. A previsão é de vento forte podendo ir de 60 km/h a 100 km/h.

 

Para todos os cinco estados há risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, de acordo com o instituto.

 

Outros estados do Nordeste, como Piauí, Sergipe e Maranhão tem alertas amarelos, indicativo de perigo potencial de chuva intensa variando entre 20 mm e 30 mm por hora ou acumulado de 50 mm por dia.