O Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou dados importantes sobre os crimes contra a liberdade sexual, na 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No Piauí, os números causam espanto.

O aumento em relação à quantidade de estupros foi de 85%, comparando com dados do ano de 2011, quando foram denunciados 238 casos. Segundo o relatório, o Estado registrou 442 estupros em 2012. Entre os crimes contra a liberdade sexual, estão também as tentativas de estupro, que passaram de 63 ocorrências em 2011, para 103 em 2012. O aumento percentual é de 63%.

O Piauí integra o grupo 2 de qualidade da informação, que reúne os estados que preencheram adequadamente o Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública(Sinesp), mas que não têm informações confiáveis.

Os números apresentados no Anuário sobre ocorrências criminais foram conseguidos, em grande parte, a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC), gerido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ).

Fonte: O Dia