Quando em todo o país se festeja o dia do advogado, o titular da Coluna Amplo Direito solicitou colaboração ao advogado Francisco de Assis Cajubá de Britto e foi atendido com o texto abaixo, homenageando todos os colegas e, em particular, o Dr. Heitor Araripe de Sousa, seu amigo, de saudosa memória.

 ONZE DE AGOSTO

Comemora-se no dia 11 de Agosto o dia do Advogado, tradição que remonta ao Primeiro Império no Brasil. Aproveito a oportunidade para saudar todos os colegas advogados, em particular os que militam em Parnaíba.

Por uma feliz coincidência, no dia 16 deste mês, bem próximo do dia do advogado, comemora-se também o centenário do nascimento do saudoso Dr. Heitor Araripe de Souza, o primeiro presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – subsecção de Parnaíba e renomado advogado conterrâneo. Desejo incluir este verdadeiro amigo e colega dentre os advogados homenageados neste mês.

Tenho razões de sobra para lembrar-me do Dr. Heitor Araripe de Souza nesta data, não só em razão de sua reconhecida cultura jurídica, mas, sobretudo, porque, desde 1958, ainda estudante de direito, tive o privilégio de privar de sua amizade, do convívio de seus familiares e de participar de sua laboriosa atividade profissional.

Aprendi muito com este meu ilustre e saudoso colega e companheiro de trabalho. Com ele instalei o meu primeiro escritório de advocacia na Praça da Graça, em 1961, e assinei as petições das primeiras ações que ajuizei no foro de Parnaíba.

Não hesito em louvar a benfazeja influência que recebi deste valioso amigo e colega e a sua contribuição para o bom nome do escritório Cajubá em Parnaíba, com repercussão no conceito profissional dos meus três filhos advogados.

 Que as solenidades do dia do advogado, neste 11 de agosto, tenham profunda repercussão no aprimoramento das instituições e sirva para lembrar o Dr. Heitor Araripe de Souza como exemplo a ser seguido pelas novas gerações, por ter exercido, em Parnaíba, a advocacia, ao longo de 50 anos ininterruptos e sempre com retidão e ética.

 Francisco de Assis Cajubá de Britto

 – Advogado –