Aroeira, esse tipo de árvore só pode ser explorada na modalidade de Plano de Manejo Florestal Sustentável. (Foto: Divulgação)

Uma operação conjunta realizada pela  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e pela Polícia Rodoviária Federal  prendeu três pessoas por extração ilegal de madeira, no Piauí. A quadrilha pretendia distribuir a madeira (Aroeira – protegida pela legislação ambiental) entre 4 estados, sem o devido licenciamento ambiental. A operação aconteceu no período de 14 a 16 de setembro, em municípios do sul do Estado do Piauí, entre Júlio Borges e Avelino Lopes, passando por Curimatá. 

Esta quadrilha é responsável pela retirada de 20 caminhões/mês deste tipo de madeira do solo piauiense. Este volume de madeira corresponde à destruição de 1500 árvores de aroeira. O carregamento e mandado para os Estados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás e Bahia,

Na operação foram apreendidas 1.500 toras de madeira que foram doadas ao Parque Zoobotânico em Teresina para aproveitamento em sua infra-estrutura. Este material estará sendo descarregado nesta segunda-feira (17), às 09h30 da manhã.

Fonte: Ascom SEMAR