Festeja-se no dia 18 de janeiro o aniversário de Evandro Lins e Silva, o criminalista do século XX. Pelo muito que ele representa para nossa cidade, para o Piauí e para o Brasil, encontrei, com a transcrição do texto abaixo, de autoria do poeta e estudante de Direito da UESPI, Filipe Cavalcante, uma forma de homenagear este eterno advogado parnaibano.
Oração ao Dr. Evandro Lins e Silva
Ó admirável Dr. Evandro Lins e Silva, Ministro do Direito nas Esferas Superiores, Venerável Amigo dos que praticam dignamente tua arte, Santa Honra do teu solo piauiense, Mão potente ante o perigo da injustiça, nosso grande Advogado – ouve-nos.
Ouve-nos quando a ignorância, a voluntária ignorância, se fizer arma contra a justa luta. Roga ao Pai que não nos consigam deter na caminhada pelas bênçãos que nos pertencem e que estão apenas guardadas. Pede-lhe ainda que não impute o mal aos que nos detém, antes lhes converta os corações ao conhecimento da plenitude da grande obra que é nossa.
Ouve-nos, ó Intercessor, quando os espíritos das distantes Esferas Inferiores vierem sussurrar o acomodamento aos nossos ouvidos, tentando nos fazer descrer da necessidade que temos das bênçãos do Pai. Se lhes é dado poder converterem-se e se juntarem aos que buscam o excelso Direito, pede a Deus pela sua mudança; se não, roga que sejam afastados de nós com as suas torpes palavras.
Ouve-nos ainda, justo Advogado, quando os bens terrenos e materiais tentarem sobrepor-se à Justiça, esta que é o santo ideal que professamos. Faz do dinheiro em nossas mãos uma fonte de benefícios para a coletividade – hoje, entre nossos irmãos; amanhã, para toda a sociedade.
Intercede a Deus para que nos plante no coração a política, a honra, a cooperação, a ação. Mostra-nos como, tal como Nosso Senhor pregou o evangelho além da letra da Lei, nos façamos pregadores do Direito além da letra dos Códigos. Amém.
Filipe Cavalcante