1. E T I M O L O G I A

 

palavra do italiano “novela”

(vinda do latim “novellus, a um”)

derivando depois para “enredado”

e daí “narrativa enovelada”.

 

COMENTÁRIO

As três formas básicas de ficção são romance, conto e novela, que se caracteriza pela sequência de histórias que se interligam.

O poema acima se divide em seis partes. Na primeira  – “Etimologia”  –  título e texto já dizem tudo.

 

  1. A Ç Ã O

novela: fundamentalmente

multívoca, polivalente:

série de unidades dramáticas

ligadas todas entre si

fieira de contos encadeados

com início, meio e fim.

 

COMENTÁRIO

Poema de versos octossílabos com rimas paralelas e alternadas.

Os versos se referem a algumas características da novela:

–  multívoca: apresenta vários núcleos dramáticos

–  células dramáticas interligadas

– enredo linear.

 

  1. E S P A Ç O    E    T E M P O

 

ausência de unidade espacial

e tempo presente, aqui e agora,

marcado quase sempre po relógio

ou por convenção social.

 

COMENTÁRIO

Poema com rimas encadeadas e paralelas: a-b-b-a

– espaço: múltiplo

– tempo: predomínio do presente.

 

  1. L I N G U A G E M

 

direta metáfora,

simples, despojada:

só vai o narrador

ao ponto que importa.

 

COMENTÁRIO

Poema de versos em redondilha menor e rimas consoantes emparelhadas.

A linguagem deve ser objetiva, concisa, clara, simples.

 

  1. T I P O L O G I A

 

de cavalaria, na idade média;

depois bucólica e sentimental;

além de histórica, e de picaresca

– novela de mistério e policial.

 

COMENTÁRIO

Os tipos mencionados nos versos são incompletos, mas talvez os principais.

Observar o emprego de rimas alternadas (a-b-a-b), sendo uma consoante (média/picaresca) e outra toante (sentimental/policial).

No DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS, Massaud Moisés comenta sobre os tipos de novela:

 

“Quanto às novelas de cavalaria, nasceram

na Idade Média, em consequência da

prosificação das canções de gesta. As novelas

sentimentais remontam a ‘Dáfnis e Clói’

(século III a. Cristo), mas só foram continuadas

no século XIV, graças a Boccacio  (‘Ninfale              d’Ameto’, 1341 ou 1342).

(…) A novela picaresca

iniciou-se, como vimos,

pela ‘Vida de Lazzarillo de Tormes y de sus

Fortunas y adversidades’, de autor anônimo, e

Atingiu o ápice no século XVII, com ‘Gusmán

de Alfarache (1599), de Matco Alemán,

‘Rinconetee y Cortadilho’ (1613), de Cervantes.

(…) A novela histórica, que se caracteriza pela

recriação do passado remoto ou recente por

meio de documentos verídicos, principiou com

‘Waverley’ (1814), de Walter Scott. (…) A mais

recente caracterização da novela é a policial ou

de mistério, iniciada por ‘The Murders in the Rue

Morgue’ (1841), de Edgar Allan Poe.”

 

 

  1. C O N C E I T O    E    E X E M P L I F I C A Ç Ã O

 

rolo

que se desenrola

menos que o romance

e mais do que o conto.

 

bem além do mar

com

“Amor de Perdição”

Camilo Castelo

no gênero é o tal

 

no Brasil amado

o baiano Jorge

com

“Quincas Berro Dágua”

não conhece igual.

 

COMENTÁRIO

Novela é a série de histórias interligadas.

Como exemplos de grandes novelistas são citados Camilo Castelo Branco e Jorge Amado, com as respectivas obras no gênero.: “Amor de Perdição” e “A Morte e a Morte de Qincas Berro Dágua”.

 

Por Alcenor Candeira Filho