A arqueóloga brasileira Niède Guidon, conhecida mundialmente por sua luta pela comprovação de sua teoria e preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara, foi homenageada nesta sexta-feira (05/06) por Paes Landim (PDT-PI), suplente em exercício pela Câmara dos Deputados. A arqueóloga completou hoje quarenta e um anos de sua chega a Serra da Capivara no município de São Raimundo Nonato (PI), no semiárido do sudoeste piauiense.

 

Paes Landim ressaltou a importância do Parque Nacional da Serra da Capivara, oportunidade em que exaltou as lutas de Niède Guidon. Segundo, ele a arqueólogo merece honrosas homenagens, inclusive com a edificação de uma estátua.

 

Analisando a relevância da Fundação Museu do Homem Americano e da própria Serra da Capivara, Paes Ladim rememorou a vida de dedicação de Niède Guidon. Ressalvou seu apoio e destinação de verbas enquanto parlamentar e falou de sua iniciativa em criar o primeiro curso de ensino superior em arqueologia em São Raimundo Nonato, que seria o primeiro da Brasil; mas a ideia foi aproveitada em outros estados e municípios. Segundo ele, o Parque Nacional da Serra da Capivara é laboratório ideal para estudantes de Arqueologia.

 

Quanto ao turismo na região, disse que se o belo aeroporto funcionasse, bem como o ramo hoteleiro em torno de um milhão de turistas visitariam o local. Finalmente ressaltou que Niède Guidon deve ser homenageada com os devidos reconhecimentos.