Após a atuação de gala no sábado, quando marcou quatro gols sobre o Rayo Vallecano, Neymar voltou a ser assunto na Espanha por questões extra-campo. O pai do jogador, Neymar da Silva Santos, revelou, ao jornal “Sport”, que a renovação do craque com o Barcelona está estagnada até que se revolva os problemas judiciais que o jogador, agente e o clube catalão estão envolvidos, em relação à contratação do atacante em 2013, que está sob suspeita de irregularidades na Fifa.
– Temos três anos de contrato. Nós, ou seja, minha família, estamos sofrendo uma insegurança tributária muito grande que afeta o planejamento da carreira. Precisamos que estes assuntos terminem. Como podemos estender alguma coisa sem termos uma estabilidade tributária? O que é que está acontecendo? A Espanha tem que dizer se minhas empresas podem trabalhar com o Neymar Jr. Tem que definir qual é o posicionamento. Estamos vendo que vários jogadores estão sofrendo sanções tributárias. Por que vou antecipar uma renovação se não tenho uma segurança jurídica que nos respalde para que possamos trabalhar? Pretendo esperar, ter calma para fazer a melhor gestão para o Neymar – comentou.
Os três anos de contrato que Neymar tem com o Barcelona garantem estabilidade para que as partes negociem com calma. No entanto, o assunto ganhou grande repercussão na imprensa espanhola, principalmente depois que o Manchester United acenou com a possibilidade de pagar a multa rescisória do craque: 190 milhões de euros (cerca de R$ 760 milhões). O pai do jogador confirmou a proposta do clube inglês, mas que foi recusada pelos espanhóis.
– Vamos continuar e buscar a renovação. Temos muito tempo para discuti-la. É algo que temos que pensar a quatro mãos para que depois não sejamos surpreendidos novamente por ataque de políticas internas de clubes ou de interesses alheios.
Neymar da Silva Santos refere-se ao Santos, clube que revelou o camisa 11 do Barcelona e que entrou com a ação na Fifa contra o jogador e o time catalão, acusando o atleta de não ter cumprido uma série de normas da entidade máxima do futebol mundial, quando deixou o Brasil rumo à Espanha.
– Tudo o que disse o Santos, seja o presidente atual ou o anterior, não tem nada a ver com o que indicam os documentos. Deram uma carta a Neymar Jr. dando a ele liberdade para planejar seu futuro, e agora não a reconhecem. Emitem uma denúncia contra meu filho, pedem um castigo severo e logo divulgam um comunicado dizendo que não é isso. Não cumprem o que colocam no papel. Eles têm atuado sem inteligência, como se os dirigentes do Santos tivessem uma diarreia mental. Há dois anos que o jogador está no Barcelona e eles vêm colocar em questão uma transferência que foi realizada na Fifa
Fonte: Uol