Parnaíba se prepara para viver mais uma noite de emoção, fé e arte com a 30ª edição do espetáculo “Um Homem Chamado Jesus”. O espetáculo acontece nesta Sexta-feira Santa (18), a partir das 18h, em frente à Igreja de São Sebastião, no Bairro Campos.
Mais do que um espetáculo teatral, a peça se tornou um verdadeiro patrimônio da cidade. Criada pela Associação Sociocultural Amigos Perseverantes de Parnaíba (ASCAP), com o apoio do grupo Perseverantes no Espírito Santo (PES), da Paróquia de São Sebastião, a montagem reconta os últimos momentos da vida de Jesus Cristo – da prisão ao calvário, passando pela crucificação e culminando com a ressurreição.
A produção deste ano traz 95 atores principais, 60 coadjuvantes e cerca de 80 figurantes. Ao todo, 12 equipes técnicas se dedicam aos bastidores – iluminação, figurino, sonoplastia, cenografia, adereços e montagem – para dar vida a uma experiência de fé e espetáculo visual.
De iniciativa comunitária a patrimônio cultural
O espetáculo “Um Homem Chamado Jesus” nasceu da vontade de evangelizar através do teatro, ainda como uma ação comunitária, e se transformou em um dos maiores eventos culturais do estado. Em 2023, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí pela Lei Estadual nº 7.973. A ASCAP, por sua vez, já foi declarada de utilidade pública estadual, e o projeto recebeu a Medalha do Mérito Legislativo, um reconhecimento à sua relevância sociocultural. O vento é gratuito.