SEMANÁRIO JURÍDICO 20.05.2022

JOSINO RIBEIRO NETO

PARA REFLEXÃO DOS LEITORES.

 

“A omissão é um pecado que se faz não fazendo.”

 

A VAGA DE DESEMBARGADOR DO TRT/PI.

 

A OAB/PI encaminhou ao Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, lista sêxtupla de advogados concorrentes à vaga de desembargador federal pelo quinto constitucional.

 

O titular da coluna não se posiciona contra nenhum dos concorrentes, mas defende que a vaga deve ser ocupada por ADVOGADO MILITANTE, conforme as razões lançadas na edição anterior da coluna.

 

Então, o posicionamento do titular da coluna já é do conhecimento dos leitores. Recentemente se manifestou na escolha do candidato à vaga de desembargador do TJPI., da mesma forma. Felizmente o nomeado era advogado militante.

 

O advogado Marco Aurélio Dantas concorreu à referida vaga do TRT/PI., e recebeu apoio de todos os integrantes do escritório JOSINO RIBEIRO NETO & ADVOGADOS ASSOCIADOS, não por integrar o referido escritório nem pela sua ligação familiar com o titular da coluna (genro), mas, pelo fato de ser ADVOGADO MILITANTE.

 

Sobre a lista sêxtupla encaminhada pela OAB/PI ao TRT/PI, pelo que se sabe, existem no prelo petições de ações prontas para ingresso na Justiça, de parte determinados concorrentes, questionando irregularidades de alguns concorrentes.

 

 

O DESEMBARGADOR ARNALDO BOSON PAES. CIDADÃO HONORÁRIO PIAUIENSE.

 

A Assembleia Legislativa do Piauí promoveu no dia 18 do mês fluente, solenidade de entrega do TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO PIAUIENSE ao Desembargador Federal ARNALDO BOSON PAES, integrante do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região e ao médico PEDRO ALMEIDA DA

 

SILVA, proprietário do Hospital São Pedro, na cidade do Remanso/BA, que presta serviços assistenciais nos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí.

 

Os homenageados com a honraria nasceram na cidade de Campo Alegre de Lourdes, cidade baiana localizada nas proximidades dos municípios piauienses de Caracol e São Raimundo Nonato.

 

A primeira manifestação é feita ao Desembargador ARNALDO BOSON PAES e colhe-se do que consta do seu discurso, proferido em 11 de abril de 2008, na solenidade de outorga do TÍTULO DE CIDADÃO TERESINENSE, o agora cidadão honorário piauiense, que mudou-se para Teresina-Pi., objetivando dar continuidade aos seus estudos em março de 1980, ainda adolescente, conforme a afirma:

 

“Concluído o curso ginasial, era previsível que me dirigisse a Salvador para dar continuidade aos meus estudos. Mas a mão invisível do destino mudou o roteiro natural de minha vida juvenil . A convite de ADELINO DIAS PINHEIRO E EROTIDES DIAS PINHEIRO, primos do meu pai AGNELO PAES LANDIM, mudei-me para Teresina, juntamente com meus irmãos, para cursar o científico”. E continua a narrativa:

 

“Cheguei em Teresina, em dias de março de 1980, com apenas 14 anos de idade! Por aqui já havia passado MONSENHOR BOSON, meu tio-avô, que foi, durante muitos anos, Diretor do Colégio Diocesano, deixando atrás de si, como verdadeiro apelo aos vivos, um eloquente exemplo de estudo, trabalho e devotamento.”

 

Em sede de manifestação acerca do seu apego à Teresina, afirmou o cidadão, por decreto legislativo: “De mim, posso dizer que, se a cidade é a casa do homem, fiz de Teresina a minha casa, ainda nos albores da minha juventude, a ela me ligo pelo coração, e nela me sinto à vontade, como todo homem em sua morada, na intimidade da família e na companhia dos amigos.”

 

Agora, as suas raízes de piauiensidade se estende por todo o Estado, acolhido que foi pelo título de cidadania que lhe foi outorgado à unanimidade pelos representantes do povo, que compõem a Assembleia Legislativa do Estado.

 

O discurso de posse proferido pelo novel cidadão piauiense é uma oração dotado de ricos conhecimentos, detalhados com profundidade de conhecimentos sobre do Estado do Piauí, sua gente, suas riquezas naturais, seus usos e costumes e, sobretudo, seus traços culturais. Movido por sentimento de gratidão afirma:

 

“O Piauí me acolheu generosamente e abriu meus horizontes. Esta é uma terra de oportunidades e de mobilidade ascendente. Pessoas dedicadas têm chance de ir até onde seus talentos e seus sonhos conseguem levá-las.

 

Aqui não importa quem você é, de onde você vem. Com estudo, trabalho e responsabilidade, qualquer um pode construir um caminho até uma vida melhor. Se você tentar você consegue.”

 

E, ainda sobre o Estado que agora o acolhe com um dos seus cidadãos, declara o orador:

 

“No Piauí, convivendo com tanta gente, circulando por todos os cantos e em contato com suas imagens, cores, sons, cheiros e sabores deste Estado, passei a conhecer, a valorizar e a amar as riquezas, a cultura e o povo desta terra.

 

Percorrer o território piauiense é dedilhar uma melodia, cujas notas são as suas atrações, que na sua adversidade formam um leque variado para o exigente dos viajantes.” Em outro trecho de sua rica oração, afirma:

 

“Convivendo com pessoas generosas, delas tenho recebido grandes lições de vida, que a cada dia me esforço para melhor cultivá-las: aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.”

 

Após discorrer sobre sua graduação em Direito e comentando aspectos de sua vida profissional, com referências a variadas instituições que contribuíram para sua formação, manifesta o sentimento de gratidão que é o mais nobre da criatura humana.

 

No discurso de agradecimento do outro homenageado, Dr. Pedro Almeida da Silva, feito pelo Desembargador Arnaldo Boson Paes , em resumo afirmou:

 

“O médico baiano PEDRO ALMEIDA DA SILVA, filho de Campo Alegre de Lourdes, formado em Salvador, estabeleceu-se no ano de 1974 na cidade de Remanso, situada a cem quilômetros de São Raimundo Nonato. Com longa e intensa atuação, irradiando humanismo, idealismo e dedicação, vem prestando assistência à saúde a sucessivas gerações.

 

O Hospital São Pedro, por ele fundado, referência no Vale do São Francisco, atende extensa área dos estados da Bahia, do Pernambuco e do Piauí. Os seus serviços beneficiam milhares de pacientes que vivem no Sul piauiense, provenientes das áreas de influência dos municípios-polo de Corrente, Bom Jesus, São João do Piauí e São Raimundo Nonato”.

A coluna, de autoria de um piauiense, registra o acolhimento fraterno aos novos conterrâneos, pelos justos e merecidos títulos de cidadania que lhe foram outorgados pelos representantes do povo, integrantes do Poder Legislativo do Estado.

 

 

O Desembargador Federal ARNALDO BOSON PAES, que no dia 18 de maio do ano em curso, recebeu o TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO PIAUÍ, outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado, a quem a coluna parabeniza pelo recebimento da merecida honraria.