O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e será marcado por várias ações na cidade de Parnaíba, na liderança da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc). O objetivo principal da campanha é o de sensibilizar a sociedade para assumir a responsabilidade da prevenção e proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Trata-se de uma campanha nacional com adesão, em Parnaíba, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), órgão que trabalha diretamente com famílias e indivíduos com direitos violados.

De acordo com a coordenadora do Cras, Aldilete Freitas, o trabalho na unidade é voltado especialmente para as diversas modalidades de violência como negligência, trabalho infantil, agressões físicas e psicológicas, maus tratos, abandono, dentre outras.

Aldilete destaca ainda que já nestes primeiros meses de 2012 houve o registro de 09 casos de violência sexual contra o público infanto-juvenil. “Temos consciência de que há um número muito maior não divulgado, o que justifica a realização da campanha. A partir desta espera-se uma mobilização da sociedade, no sentido de proteger e também de denunciar”, finaliza.

Veja a seguir a programação da campanha realizada em Parnaíba e que tem como lema: “Violência sexual: eu combato! E você?”:

alt

Do dia 14/05 ao dia 17/05: divulgação da campanha, através de palestras em algumas escolas da rede pública, selecionadas quanto a área de vulnerabilidade social.

Dia 16/05: assinatura do Pacto de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no Auditório da Câmara Municipal de Parnaíba às 08h

Dia 18/05: caminhada com ponto de concentração/saída na Igreja São Sebastião, às 08h, passando pelo Conselho Tutelar até chegar à praça de eventos Mandu Ladino, o quadrilhódromo, onde estão previstas apresentações culturais.