Para fortalecer a sensação de segurança foram criadas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPS) que são unidades macroterritoriais de atuação coordenada e integrada das forças de segurança, com atribuição de planejamento e acompanhamento da atuação das Áreas Integrada de Segurança Pública (AISPS), nos níveis tático e estratégico, por meio de programas, projetos, ações e atividades de longo e médio prazos.
As Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPS) são unidades territoriais, compostas por cidades, bairros, vilas e aglomerados urbanos, instituídas especialmente com o objetivo de promover a atuação coordenada e integrada das Forças Estaduais de Segurança Pública, em nível técnico e operacional, a ser executada com base em Procedimentos Operacionais Padrão; garantir o atendimento imediato ao cidadão; reduzir os índices de criminalidade, observadas as metas e ações de curto prazo.
Norte do Piauí
A finalidade está no monitoramento e avaliação periódica do cumprimento dos indicadores de esforço e desempenho definidos pelo Secretário de Estado da Segurança Pública. Área Integrada de Segurança Pública 01 compreende Parnaíba e Ilha Grande do Piauí e terá a frente o Delegado Willams Pinheiro. Já a Área Integrada de Segurança Pública 02 contempla Parnaíba, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas, Murici dos Portelas, Cocal e Cocal dos Alves e terá a frente o delegado Ayslan Magalhães. Quanto a Área Integrada de Segurança Pública 03, terá a frente à delegada Júlia Leite, ficando os municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia compreendem essa extensão.