Vista aérea de Parnaíba (Foto: Divulgação)

A carência de médicos em Parnaíba será amenizada a partir desta sexta-feira (01) com a vinda de 18 novos médicos que atuarão na atenção básica em Saúde.  Esse não é um problema apenas das cidades do interior do Piauí, mas de todo o Brasil. Pensando em suprir essa deficiência o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, criou o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), em 2011.

Nosso município se inscreveu no Provab 2013 e 18 médicos optaram por Parnaíba. Esses profissionais estão se apresentando na secretária de saúde e a partir do dia 1º de março serão lotados nas unidades de estratégia de saúde da família, localizadas em várias regiões de Parnaíba.

Os médicos que se inscrevem no Provab são recém-formados, terão que cumprir 32 horas semanais de atividades práticas nas unidades básicas, como os PSFs; terão que cumprir 8 horas de atividades acadêmicas semipresenciais. Além disso poderão se especializar em Saúde da Família  pela Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS).