Instrutor e Intérprete de Libras (Foto: Divulgação Seduc)

A implantação de políticas públicas que visam à melhoria das pessoas com deficiência tem sido uma constante nos últimos três anos, a exemplo do aumento do repasse para o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), ou mesmo da inauguração do Centro de Estimulação Precoce Sensorial, ampliando o atendimento para crianças e adultos. Em complemento a essas ações, o Governo do Estado também está construindo três centrais de libras, sendo elas em Parnaíba, Teresina e Picos.

“Além de investir em obras de mobilidade urbana, que visam melhorar a infraestrutura das cidades piauienses, também tivemos a preocupação de executar obras de cunho social, que garantem melhores condições de vida à população mais carente ou que necessite de uma atenção especial. Esse é o caso das pessoas com deficiência, que em nosso Governo viram ampliar benefícios como o Ceir, a construção do primeiro centro de estimulação precoce, distribuição de próteses ortopédicas gratuitas, entre outras ações que parecem simples, mas que trazem grande impacto para quem as recebe”, ressalta o governador Wilson Martins.

Segundo Viviane Moura, assessora técnica da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência (Seid), a estrutura física da central de Parnaíba já está concluída, devendo ser inaugurada em breve. Cada central contará com três intérpretes e profissionais treinados, equipamentos de informática e um automóvel para auxiliar no deslocamento das pessoas assistidas pela central.

“A central de interpretação de libras vai dar todo o suporte aos deficientes auditivos, incluindo o acompanhamento em consultas médicas e odontológicas, possibilitando uma interação entre o paciente e quem o atende. A central tem um ponto de atendimento fixo, em parceria com a Prefeitura local, além de servir como posto de aprendizagem ao deficiente auditivo, tentando sanar qualquer dificuldade que este venha a apresentar”, explica Viviane Moura.

Fonte: Ccom