Parnaíba lidera o ranking de maior registro de conduções por embriaguez ao volante do Piauí. O dado alarmante foi divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após a operação Carnaval 2024 integrada à operação “Rodovida”, que objetivou a fiscalização no trânsito nas rodovias federais durante 6 dias. Nesse período, mais de 2000 veículos foram fiscalizados em todo Piauí, de acordo com a PRF.
“Há um grande destaque para esses dados aqui, exatamente porque houve um aumento de 100% nas constatações de pessoas dirigindo sob influência de álcool”, destacou Cardoso Santos, agente da PRF.
De 134 autuações por embriaguez ao volante, 39 foram apenas em Parnaíba, destacando a cidade no saldo da operação. A recusa de condutores para a realização do teste de alcoolemia também foi um motivo de autuações nessa operação.
“É um direito legítimo a recusa à realização de teste, ocorre que, se a pessoa demonstra sinais do uso de álcool e os sinais são visíveis, o policial pode lavrar o chamado termo de constatação de embriaguez. Então o fato da pessoa se recusar, não a exime dela ser presa pela condução de veículo automotor sob a influência de álcool”, explicou Cardoso.
São dados que elevam a preocupação das autoridades de trânsito do Piauí. Um alerta de que álcool e direção não combinam, cabe aos condutores consciência.