Novos médicos são recepcionados ao município de Parnaíba. Foto: Daniel Santos

Para estimular a atuação de profissionais na Atenção Básica em Saúde, médicos recém-formados se inscreveram no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, o PROVAB.  Na manhã desta sexta-feira (01), foram apresentados 18 médicos recém-formados que vão trabalhar em Parnaíba com 32 horas semanais de trabalho efetivo em um período mínimo de um ano. Os médicos receberão através do Ministério da Saúde uma bolsa no valor de R$ 8.000,00 insetos de impostos.

Os profissionais inscritos no PROVAB são destinados a municípios de maior carência de médicos. O médico João Airton de Carvalho Costa destacou que após avaliação eles vão receber bônus de 10% em provas de residência médica. Desta forma, há uma valorização dos novos profissionais da medicina. Os profissionais terão ainda atividade supervisionada por uma instituição de ensino e de curso de pós-graduação prático-teórico com 12 meses de duração. Os médicos recém-formados vão colaborar com o município como também terão vantagens na construção de seu profissionalismo.

O prefeito Florentino Alves Veras Neto recepcionou os novos médicos e citou que há um esforço para a implantação de uma faculdade de medicina em Parnaíba pela Universidade Federal e o incentivo a uma faculdade particular que vai funcionar em breve. Maria do Amparo, secretaria municipal de Saúde, informou que dos 18 médicos, 15 são do Piauí, destes seis são de Parnaíba, dois são de fortaleza e um de belo horizonte.

A cerimônia de apresentação dos novos médicos, que vão atuar no sistema de estratégia de saúde da família, aconteceu no gabinete da prefeitura e contou com a presença dos vereadores e coordenadores de saúde.  Ao contribuir com a formação dos médicos é buscada uma solução para as necessidades da população nos serviços básicos de saúde.