helder_BSBEm reunião com o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), Carlos Paiva, o diretor de Gestão de Mecanismos de Fomento, Leonardo Silveira, e a coordenadora técnica de Comissões,  do Ministério da Cultura, na manhã desta terça-feira(02), em Brasília, o superintendente de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Parnaíba, Helder Souza, discutiu detalhes da vinda da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura(CNIC) à cidade de Parnaíba. A vinda será durante realização do evento itinerante que tem o objetivo de estabelecer um canal de comunicação direto entre o Ministério e a Prefeitura de Parnaíba, num diálogo com artistas, produtores, fazedores de cultura e empresários locais.

O encontro que será sediado em Parnaíba irá analisar e estimular trabalhos inscritos na Lei Rouanet, além de uma série de atividades desenvolvidas em três dias para ensinar e esclarecer as principais dúvidas sobre a captação de recursos para o financiamento de projetos culturais e potencializar as ações locais, bem como apresentar todas as possibilidades de parceria com o Minc.

helder_BSB2

Foram tratados no encontro temas pontuais como a necessidade de capacitação para elaboração de projetos através de oficinas com técnicos enviados pelo Minc, o que já ficou acertado para momento anterior a vinda da Comissão. A previsão é que o encontro nacional na cidade aconteça até março de 2016.

 “O encontro é importante não só para a Superintendência de Cultura de Parnaíba, mais para toda a sociedade, podendo beneficiar até mesmo as cidades que integram nossa região. A vinda da comissão é um reconhecimento às efetivas políticas culturais que a cidade de Parnaíba tem implantado na estruturação do seu Sistema Municipal de Cultura, processo iniciado em 2013, quando o município aderiu ao Sistema Nacional de Cultura”, destacou Helder.

Na segunda-feira, o superintendente também esteve com o Ministro Juca Ferreira, no Seminário Internacional de Sistemas de Cultura, que reconheceu em Parnaíba elementos significativos para receber a Comissão, que é uma das principais frentes de atuação do Ministério no processo de descentralização e fortalecimento da cultura no país.

Fonte: Ascom