Nesta quinta-feira, o estado do Piauí apresentou pelo segundo dia consecutivo o maior percentual de queda móvel de óbitos por covid-19 se comparado a outros estados brasileiros. 

 

Parnaíba tem apresentado números positivos com esta redução, foi o que garantiu Carlos Teixeira, diretor Clínico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). “Nos últimos dois meses, observamos uma redução substancial no número de casos que são atendidos na porta de entrada para a Unidade Covid. Com essa redução de atendimentos e a redução também de internação de leitos clínicos e de UTI, pela baixa demanda, nós resolvemos fechar o Anexo I temporariamente, por causa da demanda desses pacientes. Hoje, nós só temos atendimento no HEDA – para a Unidade Covid UTI, e no Anexo II, Hospital Nossa Senhora de Fátima, hospital de campanha, para o atendimento da porta inicial. A redução foi importante, nós tivemos uma redução de aproximadamente 60, 65% de atendimentos diários, na porta de entrada para covid, e hoje há uma redução substancial no número de internados. Para ter uma ideia, nós temos apenas 20% dos leitos clínicos ocupados, e de UTI em torno de 40%. Então nos próximos dias a gente já ta revendo também a quantidade do número de leitos de UTI, sendo que não vamos desativar esses leitos, nós só vamos temporariamente fechá-los, porque se precisar em uma terceira onda, nós já estaremos preparados até mesmo para abrir o Anexo I”, disse. 

 

Carlos Teixeira em entrevista concedida à TV Costa Norte.

Apesar da redução no número de casos no município, o sistema de saúde se mantém preparado para receber outras possíveis demandas caso seja registrado alta no número de casos da doença. 

 

Com dois anexos para atender pacientes acometidos pelo novo coronavírus, quem aguardava por cirurgias eletivas foi beneficiado, já que a medida assegurou mais celeridade, afirmou Teixeira. “Na semana passada nós tivemos um marco regulatório, com as cirurgias eletivas laparoscópicas na sexta e no sábado, dando um pontapé inicial para retomarmos as cirurgias eletivas. A partir da próxima semana – na terça-feira, retornaremos as cirurgias eletivas normalmente, as cirurgias gerais, sendo que as cirurgias ortopédicas e bucomaxilo nós não tivemos o problema de cessar durante a pandemia, por causa do número de pacientes que é elevado. Mas em cirurgias gerais, na próxima semana estaremos retornando normalmente.“, disse.