Em favor da criança e do adolescente, o Ministério Público do Piauí, através de sua Assessoria Técnica do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude, está articulando com diversos agentes da sociedade e do poder público, a capacitação da rede de proteção de crianças e adolescentes em Parnaíba. A capacitação está acontecendo no Centro de Qualificação Jeanette Souza e segue até sexta-feira (28/04). A finalidade é dar mais segurança emocional e jurídica a criança e ao adolescente vítimas de violência ou mesmo da violação de seus direitos.

Uma importante intervenção é a implantação da escuta especializada a ser que será implantada em Parnaíba amanhã (27/04). Para avançar nesta conquista, a promotora de Justiça Joselisse Nunes veio à Parnaíba garantir a capacitação de novas pessoas para o acolhimento. A sala já está pronta e se trata de um aparelho para mitigar o sofrimento das vítimas, um investimento do Ministério Público como parceiro para implementar a escuta especial no em Parnaíba e outras cidades do Estado.

Parnaíba será a primeira cidade do Estado com este novo serviço. O local é este e vai ficar no Centro de Qualificação Jeanette Souza. Um lugar com estrutura para bem acolher a criança e o adolescente e vítima. Assim o assistido não precisará reviver a experiência de sofrimento tantas vezes. Pois o depoimento será coletado e partilhado com todos os órgãos responsáveis. O Curso de Escuta Especializada é online, são dez módulos, e é oferecido pelo Ministério Público do Piauí.