A cidade de Parnaíba, no Litoral do Piauí, registrou quase 70% dos flagrantes durante a fiscalização da Lei Seca realizada no fim de semana pela Polícia Rodoviária Federal. Dos 16 motoristas flagrados, 11 foram em Parnaíba. A PRF efetuou a prisão de oito motoristas devido o alto teor de álcool no organismo. Metade das prisões foi na cidade parnaibana.

A fiscalização da PRF aconteceu devido ao feriado pelo Dia do Piauí. Entre os dias 18 e 20. Os demais flagrantes da Lei Seca aconteceram em Teresina, onde três motoristas tiveram o veículo retido e dois foram presos.  Em Picos os policiais prenderam dois condutores.

As novas regras da Lei Seca, sancionadas em dezembro de 2012, consideram ato criminal quando o motorista é flagrado dirigindo com índice de álcool no sangue superior ao permitido pelo Código Brasileiro de Trânsito – 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou 6 decigramas por litro de sangue. A pena é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.

São multados, mas não respondem criminalmente pelo ato, motoristas que ultrapassam o limite de 0,1 miligrama de álcool por litro de ar.Condutores autuados por esse tipo de infração pagam R$ 1.915, perdem sete pontos e têm as carteiras de motorista apreendidas. O valor é dobrado novamente caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Durante o fim de semana foram registrados 34 acidentes com 16 pessoas feridas e uma morte, que aconteceu na cidade de Floriano, ao Sul do Estado. O motociclista Lucas Barbosa Rodrigues perdeu o controle da moto e saiu da pista colidindo com uma árvore.

Fonte: G1 Piauí