A cidade de Parnaíba foi palco de um grande manifesto, que teve início em todo o país desde o dia 6 de junho. Na noite desta quinta-feira (20/06), mais de 2 mil pessoas ocuparam a Avenida mais movimentada da cidade.

A passeata começou por volta das 17h30min conforme divulgado pela organização, em frente à Universidade Federal do Piauí, tendo como ponto inicial, discursos inflamados. Todos os manifestantes caminharam até o Monumento da Águia entoando o Hino Nacional e ‘gritos de ordem’ como “o gigante acordou” e “povo unido não precisa de partido”.

Manifestantes aproveitaram o protesto para retomar as marchas contra o PEC 37. A PEC, que prevê que a investigação criminal seja tarefa exclusiva das polícias federal e civil, põe em lados opostos policiais e integrantes do Ministério Público.

Durante a passeata, os manifestantes chamavam para as ruas os cidadãos que estavam em lojas e residências: “Você aí parado, vem pra rua”.

Problemas na Educação e Saúde também foram lembrados pelos manifestantes. “Hoje, protesto pela insatisfação com o país, estado e cidade onde moramos. Sem contar o caos que estamos vivendo na saúde. Não é apenas pelo transporte público”, disse o professor, Paulo Henrique.

MOMENTO HISTÓRICO

Em um ato histórico, parnaibanos saíram às ruas e viveram, pela primeira vez em anos, a tão desejada democracia. Famílias, adolescentes, idosos e crianças caminharam com cartazes e bandeiras do Brasil junto ao corpo.

Para a estudante Mariane Campos, 15 anos, este ato será lembrado para sempre. “Essa não é a cidade que eu quero deixar para os meus filhos. Os governantes da prefeitura e estado precisam saber que estamos vivos. Se a corrupção não parar, paramos o país porque temos força pra isso”, declara a garota.

ESQUEMA DE SEGURANÇA

O evento denominado como ‘#VemPraRua Parnaíba’, ocorrido nesta quinta, contou com um esquema especial de segurança. De acordo como o tenente-coronel Souza Filho, uma equipe de policiais atuaram na segurança durante o manifesto. A Guarda Municipal e PPTran fez escolta do movimento durante percurso para evitar acidentes durante a passeata.