A oportunidade de assegurar mobilidade e mais comodidade a pessoas com deficiência está na prioridade da Secretaria Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência, a Seid, e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que iniciaram na manhã desta terça-feira (12/09), as ações do Programa Passo à Frente, na Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba. O secretário Mauro Eduardo Cardoso e Silva, da Secretaria Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência, disse que o programa é um processo de descentralização do atendimento em busca da aproximação com as pessoas que tinha que ir a capital em busca do serviço.
Na oportunidade, os acadêmicos de fisioterapia realizaram o atendimento ao público para a confecção de órteses e próteses aos necessitados que foram selecionados pelas prefeituras do litoral. Segundo o coordenador do Curso de Fisioterapia, Marcelo Filgueiras, a comunidade acadêmica existe para atender a população. A parceria assegura bons resultados para os envolvidos.
O doutor Alex Marinho, diretor da UFPI, campus Parnaíba, disse que a universidade está de portas abertas para a comunidade oferecendo seus serviços. Raimundo Nonato parabenizou a iniciativa; pois segundo ele, tinha de ir a Teresina, o que resultava em muitos gastos.
Uma equipe multiprofissional estará atendendo o público até a próxima quinta-feira, dia 14 de setembro, de 08h às 17h, no Centro de Fisioterapia da Universidade Federal do Piauí, e deverão ser solicitados pouco mais de mil equipamentos para as pessoas deficientes que forem atendidas. Segundo Florentino Neto, secretário de Estado da Saúde, uma equipe de técnicos está sendo custeada para bem atender a população.
No Piauí já foram beneficiadas em torno de quatro mil pessoas com o Programa Passo à Frente. O deputado doutor Hélio ressaltou a importância dos serviços se aproximarem da população, ao invés dos deficientes terem de fazer deslocamentos e assumir despesas. o deputado zé Hamilton destacou a parceria feita com UFPI e o Estado dando condições de atendimento a população.
O Programa Passo à Frente transforma a realidade das pessoas com deficiência, evitando custos e incômodos para aqueles que precisam do serviço. Após medições e solicitações de confecção de órteses e próteses, os beneficiados receberão os equipamentos no prazo de pelo menos 45 dias.
Fotos: Pablo Portugal / Reprodução TV Costa Norte
Por Daniel Santos