O Grupamento Tático Aéreo Policial (GTAP) realizou na manhã de quinta-feira (31/07) a exposição de uma proposta de reestruturação e interiorização do Serviço de Operações Aéreas da Polícia Militar do Piauí, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba, com o apoio da Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.

Para tanto, o GTAP, através de seu comandante, o tenente coronel Clayton Frota Gomes, realizou uma palestra sobre Noções Básicas de Operações com Helicóptero e depois foram realizados voos junto com profissionais do SAMU. De acordo com o tenente coronel Gomes, o objetivo da proposta está em descentralizar as operações aéreas entre a capital e Parnaíba, para posteriormente, Picos e Bom Jesus.

O comandante deseja implantar um hangar no aeroporto de Parnaíba para que o GTAP possa funcionar. Com esta medida, o Grupamento Tático Aéreo Policial em parceria com o SAMU e órgãos de segurança, busca atender a população em casos de urgência e emergência com brevidade no norte do Piauí. Uma das médicas do SAMU, Joana Rita, destacou a importância da união de diferentes órgãos em favor da saúde, em benefício da população.

Uma das medidas significativas para a concretização do projeto está na aquisição de aeronaves multimissão, equipamentos para emprego operacional, construção de estruturas físicas. Mas antes, a intenção é conduzir no helicóptero um médico e um enfermeiro para locais muito distantes ou de difícil acesso a fim de prestar atendimento.

Fonte: Ascom