A Patrulha Maria da Penha iniciou os trabalhos em Parnaíba na manhã desta terça-feira (28/11) para atender a região metropolitana. Oferecer acompanhamento preventivo periódico e garantir maior proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência vigentes está na prioridade deste serviço implantado no 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí.

A Patrulha Maria da Penha é uma proposta da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí para fortalecer a rede de defesa à mulher vitima de violência. Portanto, sendo mais um recurso para atender especificamente os casos que a Lei Maria da Penha considera violência contra a mulher, em razão da vulnerabilidade e hipossuficiência de gênero ocorrido em âmbito doméstico ou familiar.

As Medidas Protetivas concedidas pelo Poder Judiciário, conforme a Lei 11.340/2006 são alvos do trabalho da Patrulha Maria da Penha como forma de fazer valer o direito das cidadãs. A guarnição iniciou o trabalho; mas será melhor equipada com número de WhatsApp e maior equipe. Segundo o coordenador, o capitão Edson Neves, mais policiais estão sendo treinados para compor o grupamento. Cada guarnição tem uma policial compondo a equipe.

A Patrulha Maria da Penha age após o delito, fiscaliza o cumprimento da medida protetiva e atua na prevenção para a quebra do ciclo de violência e impedir que os atos violentos se perpetuem na família.