A penitenciária mista de Parnaíba Juiz João Nonon de Moura Fontes Ibiapina terá mais investimentos em sua estrutura para promover a segurança e a comodidade. Segundo o diretor do presídio, o Fernando Caldas Machado, Parnaíba de fato terá uma nova penitenciária, que, provavelmente, tenho início de obras ainda este ano. Serão ofertados aos agentes penitenciários, cursos de qualificação e novos armamentos não letais, além de equipamentos pra revista de visitantes e reclusos como body Scaner.

FERNADO CALDAS MACHADOFernando Caldas Machado, diretor da Penitenciária Mista de Parnaíba

Para reduzir dificuldades entre detentos, uma estratégia importante é a análise de diversos fatores ligados aos presos. A prevenção aos conflitos começa no estabelecimento do perfil do recluso, se há inimigos já presos, a conduta do recluso, sua periculosidade, entre outros.

Atualmente, a penitenciária de Parnaíba tem 504 detentos, o que está muito acima de sua capacidade de lotação. No entanto, o atendimento no âmbito da assistência social, a gerência de conflitos, além de novos equipamentos de vistoria para identificação de objetos proibidos, tem contribuído para a seguridade deste presídio.

VISTORIA

SCANER

Por Daniel Santos