Quase a totalidade dos representantes das barracas da Praia de Atalaia participou de uma reunião na manhã desta sexta-feira (4) para discutir com autoridades políticas a tão aguardada reestruturação de toda a orla. O encontro, motivado pelo deputado Hélio Oliveira, marcou o início de um processo de mudanças consideradas essenciais para trazer nova vitalidade a um dos pontos turísticos mais tradicionais do litoral piauiense.

“Foi uma reunião muito rica, primeiro porque partimos do princípio de que nós precisamos cuidar de Atalaia. A juventude do Piauí, a juventude de Parnaíba não conhece a Praia de Atalaia, que era um ponto de encontro de toda a sociedade piauiense. Aqui convidei todos os permissionários e tivemos uma reunião muito produtiva. Nós juntos (Hélio Oliveira, Rafael Fonteles e Daniel Oliveira) vamos estar apresentando um belo projeto para a estruturação da nossa Praia de Atalaia. Vamos fazer um projeto bonito para resgatar a grandeza, a beleza e atrair mais e mais turistas, gerando emprego e renda no litoral do Piauí”, declarou o deputado Hélio Oliveira durante o encontro.

Quando se menciona o turismo no litoral do Piauí, a Praia de Atalaia é um dos locais mais emblemáticos, especialmente por ter sido, no passado, um ponto de encontro muito frequentado por moradores de Parnaíba e Teresina. Quase duas décadas após a última revitalização, a orla necessita de soluções urgentes para recuperar seu antigo brilho e voltar a ser um importante polo de atração turística.

“O que está sendo feito hoje é um diagnóstico situacional, principalmente da orla de Atalaia. A gente ouviu várias demandas e vamos repassar ao deputado e ao secretário de turismo, que vai transmitir nossas demandas ao governador para que a gente possa ser o mais assertivo possível e criar um cronograma de ações para que venhamos a cumprir e suprir as demandas dos permissionários da orla de Atalaia e, principalmente, para tornar o ambiente acolhedor para o visitante que venha ao litoral do Piauí”, explicou um dos representantes do poder público presente na reunião.

Entre os barraqueiros, que diariamente recebem os visitantes e acompanham de perto as transformações no fluxo de clientes e na qualidade da estrutura oferecida, o momento foi de grande expectativa e esperança por melhorias concretas.

“O deputado veio e conversou com todo mundo, explanou o que pode acontecer e a gente vai ter voz dentro também. A gente está sentindo que agora é diferente do que era antes. Então, no meu ponto de vista, a gente sai daqui satisfeito com a reformulação da orla e de a gente ter voz agora”, expressou um dos permissionários, demonstrando otimismo após a reunião.

Outro barraqueiro, com 50 anos de história na Praia de Atalaia, compartilhou suas memórias e anseios: “Essa reunião foi muito importante, foi muito boa e muita gente ouviu o que o Dr. Hélio disse que vai fazer. Então, ele está nos ajudando. Eu sou das antigas. Tenho 50 anos nessa praia, que é um paraíso. Agora o paraíso está ’emborcado’. Então, eu quero, com essa melhora que eles estão querendo fazer, que nós voltemos novamente a ter o que tínhamos: trio elétrico, vários eventos, carnaval, tinha tudo. Eu quero o melhor pra gente.”

A reunião desta sexta-feira representa um passo inicial importante para a revitalização da Praia de Atalaia, com a promessa de um projeto abrangente que visa resgatar a beleza, a estrutura e o movimento turístico que marcaram a história deste importante ponto do litoral do Piauí. A expectativa é que as demandas dos permissionários sejam atendidas e que a orla volte a ser um local acolhedor e atrativo para moradores e turistas.