Foto: TV Costa Norte

O candidato do PT à Prefeitura de Parnaíba, o vice-prefeito Florentino Alves, que vinha figurando no segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto passou para o primeiro lugar com 33,75% das manifestações de voto estimuladas, tecnicamente empatado com o candidato do PSC a prefeito parnaibano, o ex-governador Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, que obteve 32,75% das intenções de voto estimuladas, mostra pesquisa realizada nos dias 4 a 5 de setembro pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública – Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

A pesquisa revelou que o candidato do PDT à Prefeitura de Parnaíba, Joãozinho da Unimagem, obteve 15,75% das intenções de voto estimuladas.

Em seguida vem o candidato do PSDB à Prefeitura de Parnaíba, Tererê, que obteve 4,75% das intenções de voto estimuladas; e o candidato a prefeito pelo PSD, Dr. Vinícius, com 2,75% das intenções de voto estimuladas.

Os eleitores que afirmaram não saber ou não querer opinar somaram percentual de 6,25%; e os que planejam votar nulo ou em branco somam 4%.

A pesquisa do Instituto Amostragem e Sistema Integrado Meio Norte foi feita com 400 eleitores com idade a partir dos 16 anos dos bairros e povoados da zona rural de Parnaíba e tem margem de erro de 4,8% para mais ou para menos.

O levantamento de intenções de voto em Parnaíba foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí com Protocolo de número PI 00309 /2012.

Florentino Alves cresceu 10 pontos percentuais de julho para setembro e Mão Santa caiu 9,25%

Na comparação entre as pesquisas realizadas pelo Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação sobre intenções de voto de Parnaíba entre os dias 21 e 22 de julho e dias 4 e 5 de setembro foi possível perceber crescimento de Florentino Alves em um percentual de 10,42% no período, saindo de 23,33% das intenções de voto estimuladas, em julho, para 33,75% das intenções de voto estimuladas, em setembro.

O ex-governador Mão Santa sofreu uma queda de 9,25% no período entre as duas pesquisas, passando de 42%, em julho, para 32,75% das intenções de voto estimuladas, em setembro.

Joãozinho da Unimagem teve uma variação dentro da margem de erro, passando de 16% das intenções de voto estimuladas, em julho, para 15,75%em setembro.

O ex-deputado estadual Tererê tinha em julho 9% das intenções de voto estimuladas e agora, em setembro, está com 4,75% das intenções de voto estimuladas.

O candidato Dr. Vinícius variou de 1,33% das intenções de voto estimuladas, em julho, para 2,75%, em setembro.

Os eleitores indecisos de Parnaíba, que eram 4,67%, em julho, oscilaram para 6,25% em setembro, enquanto os que intencionavam votar nulo ou em branco passaram de 3,67%, em julho, para 4%, em setembro.

Mão Santa e Florentino Alves estão tecnicamente empatados nas intenções de voto espontâneas

A pesquisa de intenções de voto espontâneas (quando o eleitor diz em que vai votar sem que o entrevistador mostre os nomes dos candidatos envolvidos na disputa eleitoral) feita pelo Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação aponta que o ex-governador Mão Santa tem 28,25% das manifestações de voto e o vice-prefeito Florentino Alves tem 28% das intenções de voto espontâneas.

Joãozinho da Unimagem tem 12,25% das intenções de voto espontâneas para a Prefeitura de Parnaíba.

Tererê tem 3% das intenções de voto espontâneas e Dr. Vinícius obteve 1% das intenções de voto espontâneas.

Na pesquisa de intenções de voto espontâneas para a Prefeitura de Parnaíba, 22,75% dos eleitores declararam que não sabem ou não opinam; e 4,50% quem anular seus votos ou votar em branco.

Mão Santa e Tererê são os candidatos com maiores índices de rejeição

O ex-governador Mão Santa e o ex-deputado estadual Tererê são os candidatos com maiores índices de rejeição dos eleitores de Parnaíba.

Mão Santa lidera a rejeição manifestada pelos eleitores parnaibanos com índice de 36,25%, seguido de Tererê, que tem a rejeição de 31,75% dos eleitores de Parnaíba.

O vice-prefeito Florentino Alves tem a rejeição de 18,50% dos eleitores de Parnaíba e o médico Dr. Vinícius tem rejeição de 10,50% dos eleitores parnaibanos.

O candidato a prefeito de Parnaíba pelo PDT, Joãozinho da Unimagem, tem 9% da rejeição dos eleitores do município.

7,75% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos a prefeito de Parnaíba; 7,50% dos eleitores não souberam ou não quiseram opinar sobre a rejeição dos candidatos; e 2,25% intencionam votar nulo ou em branco.

A soma dos percentuais de rejeição totaliza mais de 100% porque a pesquisa do Instituto Amostragem permite que o eleitor rejeite mais de um candidato.

Eleitores de Parnaíba têm alto índice de firmeza dos votos

Os eleitores dos três principais candidatos à Prefeitura de Parnaíba têm altos índices de firmeza dos votos que irão registrar nas urnas eletrônicas no dia 7 de outubro, dia das eleições municipais.

Entre os eleitores de Florentino Alves, 78,52% declararam que não irão mudar de candidato a prefeito de Parnaíba até o dia das eleições contra 20% que disseram que podem votar em outro candidato até o dia 7 de outubro.

1,48% dos eleitores de Florentino Alves não quiseram ou não souberam opinar sobre a firmeza de suas intenções de voto.

Já para os eleitores de Mão Santa, 80,92% deles garantem que não irão escolher outro candidato até o dia 7 de outubro; 16,03% disseram que poderão escolher outro candidato até o dia das eleições; e 3,05% não souberam ou não quiseram opinar sobre a firmeza de suas intenções de voto.

Entre os eleitores de Joãozinho da Unimagem, 79,37% declararam que não irão mudar de candidato a prefeito de Parnaíba até o dia das eleições contra 19,05% que disseram que podem votar em outro candidato até o dia 7 de outubro.

1,59% dos eleitores de Joãozinho da Unimagem não quiseram ou não souberam opinar sobre a firmeza de suas intenções de voto.

Entre os eleitores do candidato Tererê, 68,42% não pretendem mudar de candidato até o dia das eleições, enquanto 31,58% admitem escolher outro candidato até o dia 7 de outubro.

Os eleitores do Dr. Vinícius estão divididos da seguinte forma: 54,55% não irão escolher outro candidato até o dia 7 de outubro e 45,45% podem escolher outro candidato à Prefeitura de Parnaíba até o dia das eleições municipais.

Fonte: Meio Norte