O Piauí está entre os 5 estados que possuem os melhores Portais da Transparência. A informação foi divulgada em um levantamento da Ong Contas Abertas, seguindo critérios de conteúdo, série histórica, frequência de atualização e usabilidade. A ONG, reconhecida nacionalmente, desenvolve o denominado Índice de Transparência das Federações do Brasil e, em 2012, o Piauí ocupava a 24ª posição no ranking. Em 2014, ficou atrás somente do Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina.
Desde a divulgação da penúltima pesquisa, a Controladoria Geral do Estado (CGE), baseando-se nos critérios avaliados pela Organização e em sugestões de usuários do sistema, resolveu aprimorá-lo e, numa parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Unidade de Tecnologia (Unitec), adequou todo o sistema, solucionando suas deficiências e ampliando seus recursos.
“A parceria entre os dois órgãos proporcionou a evolução do sistema e a consequente projeção nacional do Estado do Piauí, além de ter disponibilizado à sociedade uma excelente ferramenta de Controle Social. A posição que passamos a ocupar no ranking nos estimula a seguir trabalhando, mas não podemos deixar de reconhecer que representa um desafio, visto que disputamos com estados com estrutura muito maior que a nossa”, explica o auditor da Controladoria do Estado, Márcio Barros Santos, que coordenou e traçou as diretrizes do projeto.
Márcio Santos destaca também o apoio e empenho do então diretor da Unitec e atual superintendente da Receita Estadual, Antônio Luiz Soares, desde o início do processo de aprimoramento, em 2012.
Agora, o cidadão dispõe de uma ferramenta que lhe permite a combinação de campos de pesquisa segundo seu interesse, o que possibilita maior liberdade para as buscas e análises dos resultados. Outra funcionalidade inovadora do Portal da Transparência do Piauí, que ganhou destaque, é a opção de gerar gráficos interativos com os dados da pesquisa.
Ainda em 2013, e mais uma vez com o apoio determinante da infraestrutura tecnológica e dos recursos humanos da Unidade de Tecnologia da Secretaria da Fazenda, a CGE disponibilizou o e-SIC, um serviço eletrônico que permite ao cidadão solicitar informações de qualquer órgão. O próximo passo, segundo o auditor Márcio Barros, é trabalhar mídias sociais com o objetivo de estreitar o relacionamento com a sociedade.
“A Unitec tem investido fortemente em recursos humanos qualificados e infraestrutura avançada de tecnologia e isto tem proporcionado ótimos resultados em sua missão precípua de modernização dos procedimentos que visam o incremento da receita do Estado, além de poder colaborar, quando requisitada, com outros órgãos, como é caso da Controladoria e do Detran”, ressalta o diretor da Unidade de Tecnologia, Januário da Ponte Lopes.
Fonte: Ccom