O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estendesse para estes sábado e domingo o recadastramento biométrico em Teresina e Nazária.

O Piauí ainda não atingiu na meta de 80% do recadastramento biométrico.

Segundo o TRE do Piauí, visando agilizar o recadastramento biométrico e proporcionar mais comodidade aos eleitores, a Justiça Eleitoral disponibilizará serviço de atendimento nestes sábado e domingo, em Teresina e em Nazária.

O recadastramento biométrico é obrigatório e encerrá no dia 31 de março.

O eleitor que não comparecer terá o título cancelado. Para fazer o recadastramento o eleitor deverá levar originais de cópias do título de eleitor, comprovante de endereço e documento com identificação com foto.

Segundo o TSE, o recadastramento biométrico está terminando nesta nesta sexta-feira.

É o caso da Paraíba. A possibilidade de uma prorrogação do prazo foi descartada na sessão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba na quinta-feira.

A corte entendeu por unanimidade que não há razão para prorrogar o sistema. A maior preocupação do tribunal era atingir a meta de 80% dos títulos revisados nos dois maiores colégios eleitorais, João Pessoa e Campina Grande, o que foi alcançado no decorrer da semana.

Outros 11 municípios (Aguiar, Boa Vista, Caiçara, Capim, Emas, Catingueira, Lagoa Seca, Logradouro, Massaranduba, Mataraca e Serra da Raiz) também bateram a meta até a manhã de hoje e os seis restantes estão bem próximos do percentual estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o início da tarde desta quinta-feira, 725.494 títulos haviam sido revisados nos 19 municípios que estão realizando a biometria, o que representa 81% do eleitorado. Os municípios que ainda não bateram a meta foram Mamanguape, Cuité de Mamanguape, Igaracy, Itaporoca, Nova Olinda e Olho D’Água.

Como o Piauí, as unidades de atendimento da Justiça Eleitoral do Distrito Federal ficarão com as portas abertas durante todos os 13 dias que faltam para o término do prazo para o recadastramento biométrico, em 31 de março. A determinação partiu do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Mario Machado.

Até esta terça-feira , cartórios, postos e postos avançados da Justiça Eleitoral contabilizaram a realização de 1.497.137 recadastramentos. Isso significa que, dos 1.808.054 eleitores do DF obrigados a atualizar os dados junto à Justiça Eleitoral, um total de 82,80% já o fizeram.

Mas, para os 310.917 eleitores que deixaram para este momento, haverá a chance de realizar o recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos em qualquer data, até o dia 31 de março. Mesmo nos finais de semana. Para isso, o TRE-DF montou um esquema de plantão até o encerramento do prazo.

Fonte: Meio Norte