A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirma 15 casos de influenza H1N1, sendo que um evoluiu para óbito. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (8), pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde.
Os casos de Influenza H1N1 estão inseridos no perfil epidemiológico da síndrome respiratória aguda grave (Srag), que totalizaram 99 casos notificados, sendo:
15 – casos confirmados com Influenza H1N1
1 – por adenovírus;
14 – por metapneumovírus;
2 – por metapneumovírus + parainfluenza 1;
2 – por metapneumovírus + parainfluenza 3;
3 – por parainfluenza 1;
18 – não especificada;
44 – em investigação.
Noventa e três notificações de Srag são de pacientes residentes no Piauí e seis provenientes do Maranhão. A maioria é do sexo feminino (54,5%) e 45,5% masculino. Mais de 20% dos casos notificados são de pacientes com idade acima 50 anos de idade e 14% entre criança menores de seis meses até 5 anos de idade.
Dos 99 casos de Srag, foram notificados 12 óbitos: sendo cinco por causa não especificada; dois por metapneumovírus; um para H1N1 e quatro ainda estão em investigação.
A Secretaria de Estado da Saúde já disponibilizou de 20.500 unidades de Tamiflu para rede pública estadual e municipal para a assistência aos pacientes da síndrome respiratória aguda grave.
Fonte: CCom