A vacinação dos adolescentes deverá ser feita exclusivamente com o imunizante da Pfizer/BioNTech, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a faixa etária. O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a partir de 15 de setembro, o Ministério da Saúde começará a enviar doses de vacina contra a Covid-19 para aplicação em adolescentes.

 

Contando com a decisão de alguns municípios em antecipar a imunização para esta faixa etária, o Piauí alcança 5.121 adolescentes vacinados entre 12 e 17 anos. Para estabelecer a data, foi considerado o fim do envio de quantidade suficiente de vacinas, para a aplicação da primeira dose em todas as pessoas com mais de 18 anos.

 

“Os lotes de vacinas enviados aos estados, a partir do dia 15 de setembro contarão com doses de imunizantes destinados para este público, foi o que estabeleceu o documento que recebemos hoje do ministério. Essa decisão nos anima,pois vamos avançar ainda mais na imunização dos piauienses”, disse Florentino Neto.

 

Os primeiros a receberem a vacina serão os adolescentes com deficiência permanente, e na sequência, aqueles com comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Depois, entrariam as gestantes e puérperas entre 12 de 17 anos, os adolescentes privados de liberdade e os sem comorbidades.

 

Com informações da Sesapi