Em fevereiro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá enviar 31 mil toneladas de milho para as regiões do país afetadas pela seca. Um leilão foi realizado no começo do mês de janeiro para contratação do transporte do produto.
O milho, armazenado nos estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, abastecerá armazéns e polos de distribuição do Programa de Vendas em Balcão.
O programa oferece milho a preço subsidiado a pequenos criadores rurais e agroindústrias de pequeno porte, que utilizam o grão na ração animal e têm encontrado dificuldades para manterem o plantel com a seca prolongada.
No Piauí, os municípios beneficiados com o programa são: Campo Maior (200 toneladas), Elesbão Veloso (400 toneladas), Esperantina (400 toneladas), Floriano (800 toneladas), Luzilândia (400 toneladas), Oeiras (400 toneladas), Parnaíba (1.000 toneladas), Paulistana (400 toneladas), Picos (800 toneladas), São João do Piauí (400 toneladas) e Simplício Mendes (400 toneladas).
O edital, publicado no site da Conab determina os prazos para conclusão dos serviços e fluxo semanal de embarques, além de estabelecer a capacidade máxima de recepção diária nos armazéns de destinos.
Fonte: Ccom