03.01

Governador Wellington Dias relata que os demais entes federativos também deve continuar apostando em novas iniciativas.

Ao tratar das prováveis saídas para a crise econômica e política que o país enfrenta, o governador Wellington Dias (PT) indicou que é necessário manter a cartilha de investimentos, objetivando a geração de emprego e renda. Aproveitando a ocasião, o Chefe do Poder Executivo local vislumbrou o ação que vem sendo desenvolvido pela Terracal Alimentos e Bioenergia na região de Guadalupe, que é o maior projeto de área irrigada do Brasil, ao todo são 37 mil hectares de cana de açúcar e tomate, voltados para a produção de energia, açúcar, álcool e pasta de tomate. Com a iniciativa, devem ser gerados 3 mil empregos diretos, no processo de implantação e operação. “Em Guadalupe nós temos investimentos na área da fruticultura e do outro lado da psicultura, um dos maiores investimentos privados, R$ 4,5 bilhões, numa região como aquela do grupo Terracal”, disse.

O objetivo é que o projeto da empresa ganhe força ao longo do ano de 2016, sendo assim, um dos principais pilares do empreendimento no Piauí é o alto nível de integração tanto vertical quanto horizontal, com as plantas industriais processando os produtos e subprodutos originários das plantas agrícolas e agregando valor na região. Em tal âmbito, ainda é prospectado o avanço no aspecto técnico, com o uso de modernos métodos de fertirrigação e quimigação, via gotejo, proporcionará alta produtividade nas culturas, e o uso de tecnologias industriais eficientes permitirá elevados índices de conversão das commodities agrícolas em produtos industriais.

Com a importância da implantação da Terracal no Piauí e o reflexo no desenvolvimento local, o governador Wellington Dias relata que os demais entes federativos também deve continuar apostando em novas iniciativas, viabilizando horizontes auspiciosos quanto à resolução dos empecilhos econômicos enfrentados atualmente. “ A saída é gerando emprego, gerando renda, e a partir daí você consegue gerar uma linha positiva, temos no Piauí hoje uma carteira de investimentos que poucas regiões do Brasil puderam consolidar em diversas áreas e estamos monitorando”, frisou.

Fonte: Meio Norte