O Banco Central (BC) anunciou que no mês de novembro serão implementados mais dois produtos da Agenda Evolutiva do Pix: o Pix Saque e o Pix Troco. Essas novas funcionalidades permitirão que todos os clientes realizem saques em pontos que ofereçam o serviço – como em estabelecimentos comerciais, possibilitando que os usuários tenham acesso aos recursos em espécie através dessa ferramenta. 

 

Jefferson Amaral em entrevista concedida à TV Costa Norte. (Foto: TV Costa Norte)

 

O professor doutor Jefferson Amaral explicou aos telespectadores da TV Costa Norte como funcionarão as novas ferramentas. “Na verdade ele vai ter agora duas opções de saque; ele vai poder sacar no banco, o seu dinheiro e agora essa opção adicional do Banco Central de sacar no próprio estabelecimento comercial; ou então ele pode comprar algum produto e ao mesmo tempo receber um troco, como se fosse um saque sendo realizado em uma operação só”, explicou Jefferson. 

 

Não haverá cobrança para pessoas físicas e microempreendedores individuais para até oito transações mensais. Assim, cada um terá direito a oito saques gratuitos por mês, via Pix ou de forma convencional, num caixa eletrônico. Já pessoas jurídicas, que são as empresas, podem ser cobradas desde a primeira transação no mês, a critério do banco.

 

A empresária parnaibana Gelma Brandão usa o Pix desde seu lançamento. De acordo com ela, essa funcionalidade, hoje presente em todos os aplicativos bancários, facilitou o pagamento de suas contas, ela ainda garantiu que seu estabelecimento adotará as novas funções assim que disponíveis. “A gente tem que estar sempre se atualizando com tudo que vem para facilitar o trabalho”, contou.

 

Gelma é proprietária de uma das mais tradicionais relojoarias de Parnaíba. (Foto: TV Costa Norte)

 

A ideia do BC é que o Pix seja um instrumento para que estabelecimentos possam usar como diferencial em seus negócios, atraindo mais público.