Policiamento no centro de Teresina (Foto:Thiago Amaral)

Com o intuito de fortalecer a segurança na Capital neste fim de ano, a Polícia Militar do Piauí lançará, às 7 horas, desta sexta-feira (6), a operação Natal e Ano Novo Seguros, na Praça Pedro II, Centro da cidade. Um reforço de 500 policiais se destinará às áreas comerciais e principais avenidas de todas as zonas de Teresina até o dia 2 de janeiro.

A estratégia adotada abrange o policiamento feito a pé, em bicicletas e motocicletas, bem como em viaturas. Além disso, a cavalaria da Polícia Militar fará a segurança nas ruas, integrada ao policiamento aéreo. A PM realizou esta operação durante as festividades de fim de ano em 2012 com resultado positivo.

De acordo com o comandante do Policiamento da Capital, tenente-coronel Alberto Meneses, a medida ocorre no sentido de prevenir e minimizar furtos, roubos e assaltos. “Esta é uma época do ano em que as pessoas recebem o décimo terceiro e realizam muitas compras, consequentemente, o comércio fica mais movimentado. Por isso, fortaleceremos a segurança como garantia de que o cidadão realize suas atividades de forma tranquila”, enfatiza.

Participação do cidadão

Além do reforço policial, o tenente-coronel Alberto Meneses reforça a necessidade de participação conjunta do cidadão para que o trabalho de segurança seja realizado com sucesso nesse período. A dica é andar sempre com muita atenção e sob qualquer atitude suspeita procurar um policial no local ou telefonar para a PM.

“Ter atenção consigo mesmo e fazer compras acompanhado é importante para prevenir. Outra recomendação é fragmentar os dias de compras para não ter que carregar muitas sacolas e muito dinheiro e não ficar exposto. A sociedade precisa se precaver para não facilitar”, adverte o comandante.

Quem vai viajar no período festivo também precisa tomar algumas atitudes preventivas. “Deixar um vizinho ou familiar para cuidar da casa, recolher as correspondências para que não acumule e, ainda, acender as luzes à noite e apagar pela manhã. Fora isso, a família deve fechar todos os ambientes e desligar o interfone. Se o criminoso percebe o acúmulo de correspondências ou se ele toca o interfone e ninguém atende, ele sabe que a pessoa viajou e a casa está vazia”, ressalta.

Para o comércio, o coronel da PM frisa que a aquisição de equipamentos de segurança é importante para garantir maior tranquilidade. “Tudo que o cidadão puder fazer para dificultar a ação de criminosos, deve ser feito”, alerta.

Fonte: CCom