Após denúncias no último sábado (19/01), da existência de dois veículos clonados adquiridos por uma empresa de revenda, localizada na Avenida Pinheiro Machado, Bairro Pindorama, em Parnaíba. Policiais militares sob comando do tenente Souza Filho, bem como os policiais civis Astrogildo Fernandes, Robinson Castillo, com apoio do policial rodoviário federal Tiago Caldas, foram ao local e constataram que os veículos tinham restrição de roubo ou furto, ambos estavam com chassi e moto adulterados.
Através de fotografias Francisca Patrícia Veras da Silva, 32 anos, foi flagrada realizando a venda dos veículos. Segundo a polícia, os carros foram vendidos por R$ 60 mil. Ainda através de foto foi avistado um veículo Corola cinza em que Fábio Augusto Fonseca da Rocha, mais conhecido “Fabão”, estava dentro do carro. Patrícia Silva é a atual companheira de “Fabão”. Após isso, os sócios da empresa registraram Boletim de Ocorrência e foram até a Central de Flagrantes para prestarem depoimentos sobre o fato.
Já por volta das 08h de segunda-feira (21/01), a equipe tomou conhecimento de que “Fabão” havia deixado um veículo Strada em um posto de lavagem. Com isso, os policiais ficaram atentos e de campana para flagrar “Fabão”; mas, por volta das 12h30 chegou a pessoa de Martônio Cunha Pinho que havia comprado o veículo por R$ 10 mil de Fabão e resolveu pegar o veículo após lavado. Martônio foi detido e o carro apreendido. O veículo Strada estava com restrição no motor e no chassi, pois estavam adulterados. A placa é OIH 0298 e estava com o chassi do motor suprimido.
Logo após isso, a equipe foi até o local onde uma denúncia dava conta de que “Fabão estaria em um veículo Corola de placa OEE-8251 Teresina (PI). A equipe tentou abordar o veículo; mas o mesmo fugiu não sendo possível alcançá-lo. Os policiais retornaram ao conjunto Dunas, Bairro Dirceu Mendes Arcoverde, onde o veículo estava e onde a Patrícia havia saído do interior do carro. Na residência da mesma foi apreendida uma Honda/Biz de cor branca placa PIM 2778 de Campo Maior (PI), sem restrição; no entanto ao ser consultado o número do motor foi constatado que havia restrição de roubo/furto e a moto tinha placa OEF 8324 Parnaíba (PI) e de cor preta. No interior da Residência foram apreendidos dois celulares, da Patrícia e de seu filho e diversos documentos, com restrição e documentos falsos. Foi apreendida uma quantia de um mil reais.
O advogado de Patrícia, Nertan de Souza Mota, chegou. No momento da condução da acusada para a Central de Flagrantes, Tiago Caldas, policial rodoviário federal, pediu a documentação do carro do advogado e verificou o veículo Onix de cor preta, que apresentou restrição. O veículo de placa POW 2126, na verdade era PMP 9282. Nertan Mota foi conduzido também por receptação. Os policiais apreenderam uma CNH de Bruno Pereira Leite, que na verdade é um nome falso de “Fabão”. Este fugiu em um colora de placa OEE 8251.