O vídeo de uma gata sendo enforcada em uma árvore no Bairro Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, tem causado revolta  entre internautas. As imagens foram bastante compartilhadas em grupos nas redes sociais nos últimos dias.

Com o apoio da Polícia Militar e voluntários, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil em Parnaíba, que tem realizado trabalho de conscientização na cidade, realizou ação no local onde o fato foi registrado e instaurou procedimento para que a Polícia apure o caso.

O trabalho de conscientização foi realizado no residencial Dunas. (Foto: Divulgação)

Ninguém foi preso até o momento, mas segundo o presidente da comissão, Fabrício Araújo, o responsável pelo crime já foi identificado e deverá responder pela ação. “Isso é crime! A lei 14.064 de 2020, ela tornou esse crime ainda mais grave, com a pena de reclusão de dois a cinco anos. Então, quem comete esse ato e acha que vai ficar impune, não vai! Nós estamos aqui para fazer a lei valer, para fazer a punição valer e nós vamos até a última instância para que isso ocorra”, afirmou.

Tiago Madeira, que atua na defesa da causa animal há vários anos em Parnaíba, destacou que é importante não ser omisso ao presenciar cenas de maus tratos aos animais e que é preciso denunciar para que os autores sejam punidos.

“Você pode fazer a denúncia anonimamente. [Através do 190] Não tenha medo. Você pode estar gravando, fazendo áudios, fotografando. Não seja cúmplice! Porque a partir do momento que você está presenciando o ato de maus tratos contra um animal e você não faz a denúncia, você está se tornando cúmplice”, enfatizou.